Orientações Médicas

Área Médica


ORIENTAÇÕES PRÉ-CATETERISMO

O cateterismo cardíaco é um exame cardiológico invasivo, feito para diagnosticar problemas cardiovasculares, como por exemplo, a visualização de um estreitamento na artéria coronária, geralmente formado por uma placa de gordura.

Como se preparar para o exame?

·         Você deverá permanecer em jejum rigorosamente durante 4 horas ou conforme indicado;

·         Evite esforço físico, consumo de bebidas alcoólicas e estimulantes;

·         Lembre-se de trazer seus documentos pessoais, exames médicos recentes e o nome de todos os medicamentos que esteja tomando;

·         Traga também um chinelo para utilizar enquanto estiver no hospital;

·         Informe se for alérgico a algum medicamento ou algum alimento, ou se já apresentou reações adversas em exames prévios com contraste;

·         Se você já fez alguma cirurgia cardíaca ou tiver alguma disfunção das válvulas do coração, faça a depilação na região pubiana e virilhas no dia anterior ao procedimento, sempre com muito cuidado para não ferir a pele;

·         Se estiver tomando medicações anticoagulantes como Marevan, Marcoumar ou Coumadin, comunique o laboratório. Você deverá suspendê-los por pelo menos 5 dias.

O PROCEDIMENTO

O médico irá determinar qual via é a mais adequada para realizar seu exame:

·         Radial (punho)

·         Branquial (meio braço)

·         Femoral (virilha)

A equipe de enfermagem vai realizar uma breve entrevista de triagem. Em seguida, você será levado para a sala de procedimentos onde irão prepará-lo com panos e materiais estéreis.

Após aplicar a anestesia local, o médico fará uma pequena incisão de aproximadamente 0,5cm por onde será introduzido o cateter, um tubo longo e muito fino que percorrerá o vaso até chegar ao coração. Por este cateter será injetado um líquido à base de iodo chamado contraste, que permite visualizar por meio de um aparelho de raio-X os vasos e cavidades do coração.

O procedimento dura em média de 15 a 30 minutos, e você ficará constantemente monitorizado com aparelhos capazes de medir sua pressão arterial, os batimentos do seu coração e a oxigenação de seu sangue.

APÓS O EXAME

Após o término do cateterismo, você será encaminhado para a sala de recuperação onde o introdutor será retirado e um curativo compressivo será aplicado.

Este curativo será retirado após 12 horas do término do procedimento.

Você deverá permanecer no hospital durante o tempo de recuperação que dura de 1 a 6 horas.

Durante as primeiras horas após o cateterismo você deverá permanecer em repouso absoluto sem dobrar o membro cateterizado.

Você deverá tomar bastante líquido após o exame para auxiliar na eliminação do contraste que foi injetado.

Tire todas as suas dúvidas de como proceder nos dias seguintes. Você deverá evitar esforço físico, caminhadas, subir escadas, dirigir ou fazer caminhadas longas.

Marque sua consulta de acompanhamento.

VEJA TODAS AS ORIENTAÇÕES